segunda-feira, 29 de maio de 2017

Evite a somatização de doenças, reduza o seu eu crítico.



A crítica é a capacidade e habilidade de julgar e criticar.

O termo "crítica" deriva do termo grego kritike, significando "a arte de discernir", ou seja, o fato de discernir o valor das pessoas ou das coisas. Análise sistemática das condições e consequências de um conceito; significa a teoria, a disciplina ou uma aproximação e uma tentativa de compreender os limites e a validade de um conceito (Fonte: Dicionário informal).

Em meus atendimentos e nos cursos que ministro, percebo o quanto o crítico interior, das pessoas está elevado atualmente.
Este crítico interno judia, maltrata e quer tudo perfeito. Geralmente uma pessoa muito crítica com os outros é muito crítica consigo mesma.


Criticar não gera um conforto interior, muito pelo contrário, traz a angústia, a aflição, a preocupação e o medo. Se você que está lendo esta matéria e tem o hábito de criticar, reavalie sua postura e sua forma de ver as coisas, primeiro dentro de si, depois nos outros.

“Somos o que podemos ser” Engenheiros do Hawaii.

Aceitação é uma palavra que precisa ser exercitada todos os dias, afinal a crítica negativa sobre si, só existe por que não existe a aceitação do que se é.



Entendo que é trabalhoso e muitas vezes cansativo, mas vou te dizer uma coisa, vale muito a pena, porque sua saúde e bem-estar vão te agradecer.

Chega de andar no piloto automático da vida, se criticando e se maltratando todos os dias, o corpo não aguenta e começa a somatizar em doenças é como se o seu corpo falasse: “Já deu, eu não aguento mais, pare tudo e vai dar um jeito nesta sua cabeça”.
Esta tarefa não existe delegação, só você pode fazer, quando começar, vai ver o quanto sua vida vai mudar em todos os sentidos, porque a crítica gera todas as sensações negativas que eu disse no início deste artigo.

Coloque o seu bem-estar como prioridade, desde que comecei a escrever em 2010, sempre falo que é preciso se priorizar, ter um tempo para si e revisar toda a sua forma de ver o mundo (se isto está te fazendo mal). 

Tudo se renova o tempo todo, então cuide-se com mais amor, mude de propósito. Não espere algo mais grave para tomar alguma providência interior.

Você merece o melhor!
Bibliografia sugerida: O poder do agora. (Eckhart Tolle). Um novo mundo. O despertar de uma nova consciência. (Eckhart Tolle).

Grande abraço.

Adriana Mantana

Coach de Mulheres, Terapeuta e Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...