segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

7 passos simples para você, Mulher, aumentar sua autoestima e equilíbrio emocional.


Em psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo: "eu sou competente/incompetente", "eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo: triunfo/desespero, orgulho/vergonha), (Fonte: Wikipédia).

Equilíbrio emocional é o controle total sobre os pensamentos e as ações que determinam o comportamento humano.  É a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle absoluto dos sentimentos e das reações.

Ter equilíbrio emocional é ter clareza e domínio para sair de situações problemáticas, para lidar com adversidades, procurando resolvê-las da melhor maneira possível, buscando meios para solucionar todo e qualquer tipo de problema, de forma pacífica. O equilíbrio emocional é extremamente importante para que sejam tomadas decisões acertadas, tanto na vida familiar quanto na vida profissional (Fonte: significados.com.br).

Autoestima e equilíbrio emocional estão diretamente ligados, caso sua estima por si mesma não esteja boa, você não estará em equilíbrio.
As mulheres tendem a se envolver mais emocionalmente do que os homens.
Os homens desde a ancestralidade, utilizam mais a razão do que as mulheres (entenda que não estou dizendo com isto, que as mulheres não são racionais ou lógicas), eles precisavam caçar para garantir o sustento da sua tribo, com isto acionavam toda parte lógica, de espaço e de domínio de suas emoções, para sair vivo e não ser morto por nenhum predador. 
As mulheres, cuidavam de seus rebentos e faziam outras coisas voltadas para a casa. Biologicamente as mulheres são projetadas para cuidar e dar a vida.
Muitas coisas mudaram e hoje as mulheres, lidam com situações adversas assim como os homens. No entanto, existe uma sobrecarga muito intensa pois agora as mulheres cuidam da casa, do marido, filhos e também de sua atividade profissional.
Enquanto os homens na maioria dos casos, continuam trabalhando fora, ou seja continuam com uma atividade central única (trabalhar fora). As mulheres assumiram vários papéis.
Portanto o peso de todas estas demandas se concentram no sexo feminino.Com isto as mulheres tem uma grande dificuldade com relação a administração do tempo e gerenciamento do estresse.
Desta forma, com tantas atribuições ela quase não tem tempo para cuidar de si mesma, ou seja o radar dela são nos outros e nas suas necessidades.
Os passos que abordarei neste artigo irão te ajudar a lidar melhor com a sua estima por si mesma e aumentará o seu equilíbrio emocional. Mas antes de apresentar para você quais são eles, revise a sua agenda e veja o que irá abrir mão para colocar sua vida e você em primeiro lugar (fundamental).
Vamos aos passos:
1.  Revise e observe quais são as suas crenças com relação ao papel da mulher na família (o que você acredita que é o certo).
2.  Se disponha a quebrar antigos padrões mentais que te colocam em uma posição de menor valor.
3.  Substitua pensamentos negativos pelos positivos (escolha no que vai colocar sua força mental).
4.  Acorde 5 minutos mais cedo todos os dias, a partir de amanhã e diga para si mesma: eu te amo.
5.  Assim que acordar diga mentalmente: Eu me dou 10 (a sua cabeça vai dizer: isto é uma mentira, você não é isto tudo. Mas persista, lembre-se este é o padrão mental que queremos eliminar).
6.  Durante o dia, quando estiver estressada diga: Paz no meu coração e paz na minha cabeça.
7.  Pratique a meditação de 1 minuto.
Pratique, eu te garanto que vale a pena, por todos os atendimentos que fiz e cursos que ministrei com ótimos resultados.
Agora eu tenho um presente para você que chegou até aqui na leitura, antes de mais nada, parabéns por isto.
No dia 22 de fevereiro (quarta feira 19:30hs), farei uma palestra on line gratuita, sobre este tema vou aprofundar mais no assunto. 

Para se inscrever basta enviar um email para mim no adriana.mantana@totalmentemulher.com.br que te enviarei o convite.
Esteja do seu lado!
Grande abraço.
Adriana Mantana

Coach de Mulheres e Terapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...