segunda-feira, 12 de junho de 2017

O que realmente te faz feliz?



A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.


A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo (Fonte: Wikipédia).
Em suma, meça a sua felicidade por aquilo que faz você se sentir bem. Ou seja, quanto melhor se sentir, melhor estará e consequentemente mais feliz.
Para perceber o que realmente te faz feliz, primeiro é preciso desenvolver o hábito da auto-observação, passar um tempo só com você e com o que sente, sem sair correndo para fazer alguma coisa (fugindo de você).
Aprenda a silenciar a sua mente do turbilhão de coisas e das suas obrigações, se você morrer daqui um minuto, será só mais uma pessoa ocupada dos tempos modernos. No entanto o nosso objetivo aqui com este artigo; é fazer com que você reflita um pouco a respeito da vida que tem levado até hoje.

Se você anda angustiada, estressada, ansiosa, com medo e outras sensações e sentimentos desagradáveis, pare um pouco e avalie, qual vida você está se proporcionando, digo isto, porque você é 100% responsável por sua vida.
E avalie também como estará daqui 10 anos agindo assim. A vida não dá saltos o seu resultado de amanhã é a consequência direta do que faz hoje. Se está se sentindo mal hoje, amanhã, se não fizer nada para mudar isto agora, com certeza também estará se sentindo mal.
Costumo passar como uma das primeiras tarefas, quando alguma pessoa inicia um processo de coaching e terapia comigo, 15 minutos diários de auto namoro, vou explicar como funciona: “A pessoa fica com ela, 15 minutos por dia, seja lendo um livro por este tempo, tomando um banho sentindo realmente que está fazendo isto, tomando um café ou ficando em silêncio”. Tudo isto é preciso ser feito no AGORA, ou seja, a cabeça precisa ser desligada. Porque a cabeça não é você, ela é só um aparelho, com vários programas, como se fosse um computador. Sua cabeça precisa de educação e a única pessoa que tem acesso a ela é você.


Sugiro que desenvolva o hábito de ficar com você de verdade por 15 minutos e colocar um freio mental na cabeça, isto é possível desde que você comece.
Se não conseguir por 15 minutos, inicie com 5 minutos, mas dê o primeiro passo.
Ao fazer isto, você vai conseguir sair da cabeça e ir para o sentir, que é onde mora a sua essência e somente lá, você vai conseguir descobrir o que te faz realmente feliz. Lembre-se de que você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você!
Cuide-se com amor!
Bibliografia sugerida: O poder do agora. (Eckhart Tolle). Um novo mundo. O despertar de uma nova consciência. (Eckhart Tolle).

Grande abraço.

Adriana Mantana

Coach de Mulheres, Terapeuta e Psicanalista, articulista do Jornal Diário da Manhã, site: http://totalmentemulher.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...