domingo, 30 de outubro de 2011

O básico para perder peso...



Faz sentido começar esse artigo, mostrando o principal fato, que é a base de todas as dietas e métodos eficazes de perder peso. Todas as dicas, todos os artigos, todos os métodos, são baseados num fato principal.

O Fato Principal

Seu corpo requer uma certa quantidade de calorias por dia para manter o peso atual. Isso é conhecido como seu valor diário de calorias necessarias(VD). Esse é o número de calorias que ele necessita para manter seu peso atual e o funcionamento do seu corpo(bombear sangue, manter os orgãos funcionando apropriadamente, etc). Calorias são o que nosso corpo utiliza como energia, e para tudo que fazemos, a utilizamos.
Como você já sabe, nós abastecemos nosso corpo com calorias através dos alimentos e bebidas. Se nós comermos o número exato de calorias que precisamos, o nosso peso se manteria o mesmo. Por exemplo, se o seu VD é 2500 calorias, e você consumir 2500 calorias por dia, seu peso não vai mudar. Todas as calorias que você ingeriu, vão ser queimadas. E é assim que você mantém o seu peso, dando ao seu corpo a quantidade exata de calorias que ele precisa. Nada a mais, nada a menos.
Contudo, se você consumir mais calorias do que precisa, seu corpo vai armazenar o excesso, em forma de gordura. Então, por exemplo, se seu VD for 2500 calorias e você consumir 3000 calorias por dia, você vai ganhar peso. Você está dando ao seu corpo mais calorias do que ele precisa. E isso é o que causa aumento do peso.
Por outro lado, se você fizer exatamente o oposto, e der ao seu corpo menos calorias do que ele precisa, ele vai converter seu estoque de gordura em energia, e usá-la. Isso causa perda de peso. Aproveitando o exemplo anterior, se seu VD for 2500 calorias, e você consumir 2000 calorias por dia, você perderá peso.
Basicamente:
  • Consumir o mesmo número de calorias que o corpo precisa, mantém seu peso
  • Consumir mais calorias do que seu corpo precisa, aumenta seu peso
  • Consumir menos calorias do que seu corpo precisa, diminui seu peso


O fato pricipal: Consumir menos calorias do que seu corpo precisa é o que causa perda de peso.

Agora que você entende o que provoca a perda de peso, é tempo para aprender as 3 formas de realmente perder peso.

  1. Consumir menos calorias (Dieta) A primeira e mais óbvia maneira de perder peso é consumir menos calorias totais. Se o seu corpo necessita de 2500 calorias por dia (apenas um exemplo), e você ingere 2000 calorias por dia, você está oficialmente em um déficit calórico. Isto significa que o seu corpo está trabalhando com menos calorias do que necessita para manter seu peso atual. Fazendo isso consistentemente irá causar perda de peso.
  2. Queime mais calorias (exercício) A segunda maneira de perder peso é queimando mais calorias. Como mencionei antes, o seu VD é o número de calorias que seu corpo queima por dia para manter seu atual peso. Assim, por exemplo, se o seu VD é 2500 calorias (novamente, apenas um exemplo), e você consumir 2500 calorias por dia, você vai manter seu peso. Por quê? Todas as 2500 calorias consumidas pelo seu corpo serão queimadas. Não há excesso, e não há déficit.
    No entanto, se você fizer o seu organismo queimar mais calorias por dia através de alguma forma de exercício, voce teria então um déficit calórico. Um déficit calórico = perda de peso. Continuando com o mesmo exemplo, se sua necessidade caloria diária (VD) é 2500 calorias por dia, naturalmente você queimar 2.500 calorias por dia, você mantém o seu peso atual. Se você queimar um adicional de 500 calorias por exercício, é criado um déficit calórico. Da mesma forma como se você consumisse menos 500 calorias, a mesma défice é criada pela queima 500 calorias adicionais através de exercício.
    De qualquer maneira (dieta ou exercício físico), existe um déficit calórico... o que significa que está occorendo uma perda de peso.
  3. Consumir menos calorias e queimar mais calorias (Dieta & Exercício) Na minha opinião pessoal (e praticamente de todos professionais qualificados), a melhor maneira de perder peso é uma combinação de ambos: consumir menos calorias e queimar mais calorias. Estudos têm mostrado que pessoas que utilizam tanto dieta quanto exercício foram mais frequentemente capazes de manter a sua perda de peso a longo prazo do que aqueles que fizeram apenas um ou outro. Fazendo ambos também é mais vantajoso a partir de uma perspectiva geral de saúde também. Se você é o tipo de pessoa que só quer uma clara resposta, aqui se trata: faça as duas coisas.
Página na web: http://www.aprendaemagrecer.com/necessidade-calorica-diaria.html


Seja feliz, seja a mudança!

Abraços fraternos.

Adriana Mantana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...