segunda-feira, 29 de março de 2021

Como a carência do amor materno, pode impactar a sua vida?



A carência representa a privação. Pode ser de algo físico, ou abstrato como por exemplo, a carência do amor materno na infância.

Falarei exatamente deste tipo de carência, pois ela literalmente pode causar grandes dificuldades na vida adulta.

Não sei se você já passou por algum tipo de situação em quê estava carente emocionalmente, quando conheceu alguém. E esta pessoa mudou completamente a sua vida, no bom e no mau sentido.

Bom vou relatar um caso que atendi faz algum tempo, de uma cliente que estava a algum tempo sozinha. Ela estava 100% focada no trabalho e nada mais. Não tinha vida social, familiar e estava com um quadro de compulsão alimentar.

Em um determinado momento, ela começou ansiar por companhia, pois estava sozinha a bastante tempo, foi quando ela me procurou, pois de acordo com ela, estava na hora de mudar a forma que levava a sua vida.

Ela queria qualidade de vida, ter vida social, desenvolver uma boa relação com os familiares e encontrar alguém. Nem se lembrava mais o que era estar com alguém do lado, pois tinha fechado esta área da vida, porque de acordo com ela se relacionar dava muito trabalho.

Então o seu tratamento foi iniciado.

Logo emergiu uma cena de sua infância em quê a mãe trabalhava muito, para criar ela e as irmãs, pois a mãe havia se separado de seu pai e este não ajudava com as despesas.

Dentre algumas crenças e paradigmas, ela absorveu as seguintes crenças:

  1. Nenhum homem presta.
  2. Eles tiram a liberdade da gente.
  3. Bom mesmo é ficar sozinha.

Quando tudo veio à tona, minha cliente começou imediatamente a chorar, pois se deu conta que estava vivendo a vida de sua mãe e não a dela, para de alguma forma ser validada e ter o amor de sua mãe. Isto tudo é um movimento inconsciente, pois a pessoa quando está vivendo este tipo de situação não se dá conta disto, enquanto não inicia uma terapia. Racionalmente falando, ela não compreendia como tudo isto era possível.

Mas como eu costumo dizer, um processo terapêutico não é lógico, pois o inconsciente não é lógico, mas sim ilógico e muitas vezes irracional.

Exatamente por isto, que seja no meu instagram ou no meu canal do youtube, sempre digo que para resolver as questões atuais, necessariamente é preciso navegar em águas profundas da psique.

As respostas estão no passado.

Quando algo emerge, seja no ambiente terapêutico, ou através de sonhos, isto merece ser comemorado. Pois trata-se de um pequeno fio, que tem a possibilidade de desenrolar toda uma questão complexa, que a pessoa estava vivendo internamente.

Porque enquanto a emoção não vem à tona, há uma certa anestesia que percorre a psique humana. Fazendo com que a pessoa não tenha contato com este mundo interno, daí a dor ou o desconforto fazem o papel de as conectarem de volta a vida. Como se fosse um verdadeiro convite.

Voltando ao caso real... minha cliente notou que durante muito tempo em sua vida, ela simplesmente se enganou com os homens, amigos e várias pessoas. Pois de acordo com ela, sempre quis ser amada, por todos eles e isto de fato não acontecia, e no fundo durante a sessão notou que não se sentia verdadeiramente amada por sua mãe.

E consequentemente tinha medo de amar e se entregar de verdade, pois tudo o que via na infância era sua mãe distante por conta do excesso de trabalho e muito sozinha.

Ela me disse:

Além de não receber amor, eu aprendi que bom mesmo era ficar sozinha, pois os homens não prestavam. E todos os homens que eu tive na vida, me traíram e validaram o que eu acreditava.

Gostaria de ressaltar que ela me disse tudo isto chorando.

Durante a sessão deixo as minhas clientes à vontade, após a aplicação das técnicas terapêuticas. Um processo catártico.

Para resumir este caso clínico, minha cliente chegou com uma chaga profunda de carência, causada na infância, por não se sentir amada por sua mãe.

No caso desta cliente, trabalhei a criança interior ferida, a relação com a mãe, reprogramação mental, para remover os paradigmas e crenças limitantes. Fizemos um trabalho de análise dos sonhos e integração emocional.

No final do tratamento, ela olhou para a fotografia que ela mesma tinha tirado, no início de suas sessões e comparou com a última, que ela também tirou. E muito feliz e emocionada, viu que o brilho dos seus olhos mudou e aí ELA SE ABRAÇOU E SE DISSE: Eu te amo, prometo cuidar melhor de você e nunca mais te abandonar.

***No início das sessões eu sempre peço para todas as minhas clientes e os meus clientes, tirarem uma foto de seus olhos, no início do tratamento e uma no final. Para eles compararem a sua mudança através do brilho dos olhos.

Afinal com disse Edgar Allan Poe “Os olhos são as janelas para a alma”.

 

Se você se identificou com alguma parte deste texto, e deseja iniciar um tratamento individual para trabalhar algumas questões internas, deixarei alguns possíveis passos para você.

Mas antes gravei uma meditação no meu canal do youtube para acalmar a mente e o coração, caso queira acessar CLIQUE AQUI aproveite e se inscreva no canal vou adorar te ver por lá também.

 

Existe um impacto profundo na vida a dois, quando você reduz a carência, de forma verdadeira e genuína, por isto, gravei 40 vídeos, com exercícios terapêuticos importantes, com começo, meio e fim, para você praticar no dia a dia. Que faz parte do programa O Desafio de Se Amar. O acesso é vitalício e as lições são liberadas diariamente, até você completar os 40 dias. Caso queira adquirir CLIQUE AQUI

 

Agora se deseja um acompanhamento direto comigo, agende uma sessão de terapia CLIQUE AQUI

 

Cuide-se com amor!

 

Abraços.

 

Instagram CLIQUE AQUI

 

 

Adriana Mantana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...