quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

O efeito devastador da Insegurança


A insegurança possui uma característica peculiar, que gera desconforto, medo e angústia ao portador. Normalmente quem tem insegurança, também tem dificuldade com a autoestima e amor-próprio.

Ela causa uma sensação na pessoa de não ser boa o bastante, isto por si só já causa um desgaste emocional imenso.

Pois a pessoa insegurança, cobra muito de si e dos outros.

Consequentemente tem dificuldade em sua área afetiva, porque o parceiro se sente sufocado e acaba saindo da relação de alguma forma.

Quando isto acontece, soma-se ao seu estado emocional a rejeição. Ou seja, além da insegurança ela também se sente rejeitada.

Ao não olhar para o seu desconforto emocional, que pode ter como causa o seu passado longínquo, seja na família ou até mesmo nas primeiras relações afetivas, a pessoa posterga a sua felicidade, para um futuro que nunca chega.

Afinal olhar para todas as questões mal resolvidas gera desconforto e geralmente ninguém gosta de sentir dor.

Ao fugir da dor e do confronto, a insegurança aumenta ainda mais.

Pois na cabeça da pessoa insegurança, ela não é atraente ou boa o suficiente para ser feliz verdadeiramente com alguém. Desta forma ela se autossabota e, muitos relacionamentos naufragam, um após outro.

Causando sérias cicatrizes.

Até que chega um ponto em que ela simplesmente se cansa e diz: “Chega, não quero mais saber de nenhum relacionamento afetivo”.

Desta forma, ela tranca a sua área amorosa. No entanto, mesmo assim não deixa de sofrer, pois em seu interior, pulsa uma vontade de se realizar, ter felicidade e plenitude a dois.

Neste caso a vida fica estagnada, ou seja, não vai nem para frente e nem para trás.

Em suas emoções, pairam a insegurança, o medo, a ansiedade, a frustração e a dor do fracasso, por ter tentado várias “soluções” sem sucesso.

Neste ponto além de ter estas sensações citadas acima, pode ter um aumento no estresse, e infelizmente ter se entristecido ao ponto de somatizar uma depressão.

Enfatizei o relacionamento afetivo, pois isto é bem recorrente em meus atendimentos. No entanto a insegurança também impacta a vida profissional, pois a pessoa sente desconforto em se expor.

Gostaria de mencionar também que geralmente, quando a pessoa está em uma relação, e o seu parceiro, nota que ela é uma pessoa insegurança, pode aproveitar desta oportunidade e abusar emocionalmente, fisicamente e até financeiramente da pessoa. Pois percebe que por se sentir insegura, ela teme o abandono e a rejeição. Portanto infelizmente acaba se tornando um alvo para as pessoas aproveitadoras e interesseiras.

Acredito que se você chegou até aqui na leitura, pôde compreender o quanto a insegurança pode ser devastadora. Deixando a pessoa acometida por ela em situações de extrema dor, dificuldade financeira e em alguns casos até doente.

Então trata-se de algo extremamente sério e nocivo.

As pessoas tendem a subestimar a insegurança, tentando literalmente tampar o sol com a peneira (me perdoe o linguajar popular).

Ao fazer isto posterga a sua felicidade, qualidade de vida e equilíbrio.

Ela se tornará mais equilibrada, ao resolver estas questões internas, pois ao tratar a insegurança na raiz, ela consegue viver em paz, longe do desconforto do ciúme, do medo do abandono e da traição.

Sua carreira e vida financeira melhoram, pois ao resolver a questão da insegurança, consegue se desenvolver bem melhor nas diversas áreas da vida, sem o peso do desequilíbrio emocional causado pela insegurança.

Vou deixar abaixo alguns possíveis caminhos para você, se desejar o meu acompanhamento para tratar as questões com a insegurança.

Mas antes disto deixarei uma meditação para acalmar a sua mente e o seu coração, fiz esta meditação no meu canal do YouTube, para ter acesso a ela CLIQUE AQUI aproveite e se inscreva em meu canal, vou adorar te ver por lá também.

 

Como disse no início deste texto, a insegurança está diretamente relacionada a baixa autoestima e falta de amor-próprio, portanto deixarei aqui o acesso de uma Jornada que se chama O Desafio de Se Amar, são 40 vídeos curtos, porém eficazes, com começo, meio e fim. Para trabalhar as questões do amor-próprio e baixa autoestima, consequentemente a insegurança será reduzida. São exercícios terapêuticos baseados em mais de 10 anos de atendimento. Caso queira adquirir CLIQUE AQUI

 

Agora se deseja iniciar um tratamento com a minha intervenção direta, agende uma sessão de terapia comigo CLIQUE AQUI para agendar.

 

Cuide-se com amor!

 

Grande abraço.

 

Instagram CLIQUE AQUI

 

Adriana Mantana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...