quarta-feira, 26 de julho de 2017

O poder da Gratidão como estilo de vida.



gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.


Pesquisa psicológica demonstrou que indivíduos são mais propensos a experimentar a gratidão quando recebem um favor que é percebido ser (1) estimado pelo recipiente, (2) valioso ao benfeitor, (3) dado pelo benfeitor com intenções benevolentes, e (4) dado gratuitamente (e.g,. Barra-Tal, Barra-Zohar, Greenberg, & Hermon, 1977; Graham, 1988; Alameda & Anderson, 1976; Tesser, Gatewood, & Motorista, 1968).


Pesquisas também sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem-estar emocional subjetivo (Emmons & McCullough, 2003). Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada (McCullough, Tsang & Emmons, 2004). Fonte: Wikipédia

Entenda que a gratidão pode ser um exercício diário, com o tempo acaba se tornando um estilo de vida. Hoje em dia se não houver uma intenção forte, no estado de agradecer, o estado de lamentação, reclamação e falta se instala dentro de você.

Prefira olhar o seu copo, sempre meio cheio, ao invés de meio vazio.

Nada contra ter as coisas, o que desejo falar com você por aqui hoje é te alertar sobre a importância da gratidão.

A gratidão é uma emoção que pode ser praticada, para exercitar isto você deve parar para curtir, sentir que tem as coisas. Pare por um momento e avalie quantas coisas você tem na vida, mas fica o tempo inteiro dizendo para si mesmo: Só vou ser feliz quando... tiver uma casa maravilhosa, um relacionamento dos sonhos, o corpo perfeito dentre outras coisas.

Note que seu radar desta forma fica o tempo todo no futuro e na falta. A autora Louise Hay, fala no livro: Gratidão um estilo de vida. Que é importante se ater ao que já se possui, consequentemente as coisas virão por acréscimo. Pare de dar tanto poder para a falta, quanto mais dizer, pensar e agir na falta, mais ela realmente existirá em sua vida, portanto, valorize agora o que tem. Mas não basta só ficar dizendo, obrigada, obrigada e obrigada. A palavra sem o sentimento é morta. Sinta que tem as coisas, valorize o sentir, porque é ele que faz a diferença e o universo vai entender a linguagem da vibração.

Comece a praticar com uma caneta que gosta muito e vai aumentando, sentindo que tem as coisas, se vier algum pensamento de falta (porque ele virá), volte a focar no que você já tem. Vá trabalhando desta forma dentro de você e logo terá resultados. 


Tenho um canal no YouTube, se quiser saber maiores informações sobre este assunto e outros, basta entrar e digitar Adriana Mantana, será um imenso prazer te ver por lá.

Valorize o que já tem, sinta mais e pense menos.

Até o próximo artigo, cuide-se com amor!

Um forte abraço.

Adriana Mantana


Coach de Mulheres,Terapeuta, articulista do Jornal Diário da Manhã e Colunista da Revista Coach Me. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...