segunda-feira, 26 de junho de 2017

O poder da Autoconfiança.




Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. O termo, que é típico da literatura terapêutica e de autoajuda, é muitas vezes usado como sinônimo de autoestima e de auto aceitação. Uma análise mais detalhada de seu uso mostra, no entanto, que autoconfiança se refere sempre à competência pessoal, enquanto autoestima é um termo mais amplo. Também "auto aceitação" possui um uso próprio mais restrito e está mais relacionado com o conceito de "aceitação incondicional" da abordagem centrada na pessoa.

Na abordagem psicoterapêutica de Friederike Potreck-Rose e Gitta Jacob (2008) para o aumento da autoestima, a autoconfiança representa um dos quatro pilares desta, sendo definida como "uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho" e inclui as convicções de saber fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo (Fonte: Wikipédia).

Quanto mais confiança em si mesma (o) você tiver, mais irá avançar em qualquer área de sua vida.



Neste artigo quero abordar algumas técnicas práticas para você aumentar a sua autoconfiança e compreender o poder que ela tem.

Em qualquer segmento estiver, ou para qualquer área da sua vida, com certeza você precisará ter ou desenvolver a autoconfiança, sem ela sua vida se seguirá no automático, com muita insegurança, medo e ansiedade. A autoconfiança nada mais é do que ter um fio ligado diretamente em sua essência, naquilo que você emana de si.
 O fato é que pela experiência que tenho nos atendimentos, a maioria das pessoas se perderam e não sabem mais do que gostam; nem sequer possuem um propósito definido. Isto gera muita insegurança e consequentemente uma baixa autoestima e baixo poder pessoal.

É fundamental ressaltar que para desenvolver a sua autoconfiança, primeiro você precisará saber qual é a sua essência, seu temperamento e do que gosta, na sequência, aceitar e amar tudo isto em si. Caso contrário ficará refém da opinião alheia e isto te gerará, muito desconforto e baixa autoconfiança.

Depois que trabalhar isto dentro de você (autoconhecimento e auto aceitação), comece a fazer o exercício do espelho, proposto pela autora do livro; Você pode curar sua vida, Louise Hay. Nele ela diz para de posse de um espelho dizer olhando diretamente nos olhos: Eu me amo, me aprovo e me aceito.

Note que tudo o que falei requer esforço, disciplina e dedicação. Ou seja, você irá demandar tempo para trabalhar isto interiormente. Caso não consiga sozinha (o), recomendo que contrate um profissional para acompanhar o seu caso, para ajudar no desenvolvimento/aumento de sua autoconfiança.

Tudo é possível, desde que você se comprometa com o seu processo, que é único. Cuide-se com amor!

Bibliografia sugerida: O poder do agora. (Eckhart Tolle). Um novo mundo. O despertar de uma nova consciência. (Eckhart Tolle).

Grande abraço.

Adriana Mantana


Coach de Mulheres, Terapeuta e Psicanalista, articulista do Jornal Diário da Manhã, site: http://totalmentemulher.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...