segunda-feira, 15 de maio de 2017

O patinho feio e sensação da inadequação humana.




O Patinho Feio (em dinamarquês Den grimme ælling) é um conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 11 de Novembro de 1843.

Um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente dos demais filhotes, o pobre é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e outras aves.

Um dia, cansado de tanta humilhação, foge do ninho. Durante a sua jornada, ele para em vários lugares, mas é mal recebido em todos. Por fim, uma família de camponeses encontra o "patinho" feio e ajuda-o a superar o inverno.

Quando finalmente chega a primavera, a família devolve-o para o lago, onde ele abre as suas asas e se une a um majestoso bando de cisnes, sendo então reconhecido como o mais belo de todos (Fonte: Wikipédia).

Trazendo a história do Patinho feio para a realidade humana: Quem nunca teve a sensação de ser uma pessoa totalmente estranha (patinho feio), esquisita e inadequada?

Ao se sentir uma pessoa errada, estranha e inconveniente você perde o seu poder, que é atribuído aos outros.


Na educação, geralmente em um momento de raiva, os pais usam suas palavras para o negativo, muitas vezes isto marca a criança para a vida toda. Isto não quer dizer que os pais são culpados, na verdade eles só transmitiram o que sabiam, portanto não resolve jogar a culpa neles. O fato é que ao assumir 100% da responsabilidade por sua vida, você pode retomar o seu poder de volta e ter uma ação positiva sobre sua vida, desta forma irá conseguir mudar toda a trajetória do seu caminho.

Se você teve marcas na infância, não é agradável eu sei disto, mas vamos em frente, a maioria das pessoas tiveram, a grande questão é o que você vai fazer a partir de agora, se achar um (a) coitado (a), não vai te ajudar, muito pelo contrário, agindo assim a sua situação tende a ficar pior.


A primeira coisa a se fazer é ir para um canto ficar com você e iniciar uma relação de amizade, isto mesmo, faça as pazes contigo. Trabalhe o auto perdão, diga para si mesmo: A partir de agora vou ficar do seu lado em todos os momentos, chega de me sentir um (a) errado (a). Eu estou cansado (a) de me magoar e agora vou me tratar da melhor forma possível.

Faça isto todos os dias, tenha o hábito de conversar com você, se acolher e se perdoar por tudo. Não existe nada de errado com você, apenas, algo ficou marcado e uma coisa eu te falo é totalmente possível de ser limpo. Depende do empenho que você terá com você.

Vale muito a pena se dedicar, para deixar de se sentir um patinho feio, você se sente assim, mas no fundo é um cisne lindo, com qualidades maravilhosas que até agora ainda não despertou para isto. Resgate o brilho dos teus olhos, aquele que você tinha em sua infância, quando não tinha medo e nem ansiedade. 

Esta criança está aí em você, se comprometa com a sua dor, só você consegue acessar a chave que abre a porta da satisfação, liberdade, prazer e bem-estar. Se não conseguir sozinho (a), contrate um profissional para acompanhar o seu processo. No YouTube eu gravei uma meditação para curar sua criança interior, basta digitar Adriana Mantana, sugiro que faça mais de uma vez, até se sentir em paz com você. Coloque o seu bem-estar e o seu prazer de viver como prioridade de vida!



Bibliografia sugerida: O poder do agora. (Eckhart Tolle). Um novo mundo. O despertar de uma nova consciência. (Eckhart Tolle).

Grande abraço.

Adriana Mantana

Coach de Mulheres, Terapeuta e Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...