segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Coaching, profissão ainda não regulamentada.




Na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, o modelo de COACHING ESPORTIVO começou a ser adotado pelo mundo dos negócios. Durante os últimos trinta anos ou mais, o processo de coaching passou por uma modernização e importantes validações que comprovam sua eficácia. 

Quando começou a ser aplicado em algumas organizações, os benefícios foram notáveis e inegáveis no campo do AUMENTO DE PERFORMANCE humana, o que veio a maximizar os resultados de pessoas e organizações. 

Este desenvolvimento por meio do coaching foi ainda mais necessário devido às rápidas mudanças de um mercado global. 

Então, simplesmente, modelos de coaching com base nos princípios da psicologia e da educação evoluíram para atender às novas necessidades das EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES em todo o mundo. 



Mesmo o observador casual vai notar que, agora, coaching para os pequenos empresários, empresas e instituições públicas está ampliando suas demandas em virtude de diversos cases de desenvolvimento já conhecidos pelo meio corporativo, e estes desenvolvimentos aconteceram em um ritmo extraordinário (Fonte: SLAC).

O coaching como metodologia ajuda muitas pessoas a saírem do estado atual e irem para o desejado, uma profissão que se tornou uma febre e hoje várias pessoas fazem um curso no final de semana ou mesmo um curso on line rápido e saem por ai se dizendo Coaches. Mandam fazer um cartão, colocam no instagram e no facebook e começam a vender seus serviços.

Quis escrever sobre este assunto, por ser um risco para a população, profissionais que se intitulam como coaches e nem sabem como realmente é o processo, não possuem maturidade/conhecimento e muitas vezes atrapalham o coachee/cliente em seus processos neurológicos.

Antes deste texto que falo agora com você, já tinha falado sobre isto, em outro artigo. Cabe a população averiguar de verdade as credenciais deste suposto ou suposta coach. Peça o telefone dos clientes com resultados reais, que este profissional já atendeu, veja qual escola se formou e peça o diploma, veja se já escreveu algum livro, ou publica algum artigo na internet.

Muita atenção antes de contratar, já peguei situações em que a minha cliente estava com sérios problemas, após sair de um processo de coaching com uma pessoa sem condições técnicas e emocionais para atender.

Outra dica, dê uma olhada como está a vida deste profissional, porque um coach que se prese, pratica e resolve sua própria vida antes de ajudar os outros.

Atenção com as fórmulas mágicas de transformação, pois em um processo de coaching trabalhamos com uma situação em cada momento, além disso o próprio nome diz: É um processo, um passo de cada vez. Não espere um salto quântico instantâneo de transformação.

O coaching ainda não é regulamentado como profissão, no entanto em diferentes partes do país existem profissionais imbuídos com esta causa.

Tive a oportunidade de falar com um deles, que trabalha em prol desta causa que é o
Carlo André Oliveira, 43 anos, Master Coach e Professor Universitário, veja o que ele falou sobre isto comigo: “Desde 2013 percebo, infelizmente, a falta de “Compliance” de muitos colegas. 

Item importantíssimo que envolve a ética e a conduta profissional
Atualmente, existem nos grandes centros excelentes e idôneas Escolas formadoras de Coaches, mas pelo não reconhecimento da profissão e falta de uma regulamentação específica, cada formando acaba fazendo dentro daquilo que acha mais correto conforme suas crenças e valores.

Com pesar, vejo de muitos colegas Coaches uma concorrência desleal, despreparo profissional, formações inadequadas, o que leva a uma cadeia de problemáticas devido ao mal atendimento e, muitas vezes, destruição de sonhos de pessoas e empresas, bem como a destruição da imagem do Coaching.

É necessário o reconhecimento e a profissionalização do Coaching, assim o órgão/conselho, poderá acompanhar de maneira mais próxima as ações e atitudes profissionais dos formandos atuantes, bem como as Escolas e Institutos formadores de Profissionais Coaches”.

A profissão é linda pois ajuda as pessoas saírem de uma situação atual desconfortável, para se dirigir para outra desejada e confortável. Merece a regulamentação e um conselho bem estruturado. 

Continuaremos lutando em prol desta causa.

Grande abraço.

Coach de Mulheres e Terapeuta


site: http://totalmentemulher.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...