sexta-feira, 20 de junho de 2014

Congruência entre o falar e o viver. Visão de Coach.



Por Adriana Mantana

Viver o que se fala é fundamental, isto nos dá propriedade e autoridade no assunto. E o que chama mais a atenção, as pessoas reconhecem o cheiro da inconsistência de longe e se afastam. Com o coaching não é diferente, como é uma ferramenta poderosa é preciso vivenciar para ser exemplo. Dentre algumas habilidades do Coach podemos citar:
Escuta ativa, ser exemplo, não julgar, apoiar, desafiar, incentivar, ter empatia, reconhecer e ajudar as pessoas a acessarem seus pontos fortes, experiências, conhecimentos e habilidades, questionar de modo aberto e relevante.
Como ser exemplo se não viver o que se diz?
É aquele venho ditado: Faça o que falo e não o que faço.
Temos que ter muito cuidado, para não praticar a incongruência, pois caso contrário beiramos o charlatanismo.
É preciso sim ser autêntico, independente de qualquer coisa é preciso gostar de se estar na própria pele. Sentir prazer consigo mesmo.
Afinal, vamos passar o resto de nossas vidas em nossa própria pele.
O coaching com certeza é uma metodologia capaz de mudar vidas, pois atua diretamente na causa que é a ação/atitude.
Porque todos sabem o que é preciso fazer para emagrecer, ser promovido ou ter uma melhor qualidade de vida. O grande gap é no agir. Dar um passo de cada vez e com a ajuda de um bom coach é possível percorrer este caminho do sucesso.
Mas antes de obter o sucesso, primeiro é preciso prosseguir no como.
Vou dar um exemplo, imagine que quero contratar um coach de emagrecimento, no entanto o coach que me procura pesa 150kg. Nada contra, no entanto, qual credibilidade que este profissional irá me passar? Vou seguir e perceber o que ele fala, ou levar em consideração o que ele vive na prática?
A mesma coisa para um coach financeiro que deve horrores e está com o nome negativado, mas se intitula coach voltado para uma vida financeira próspera.
Com certeza é preciso bom censo, pois o que realmente vai gritar é a atitude do coach perante a própria vida, não um conteúdo magnifico.
Claro que não podemos desprezar o conteúdo no entanto, só o conteúdo sem ação é nulo.
E o coaching é prática, vivência, disciplina e ação. Sem isto o sucesso nesta área é praticamente impossível.
Daí a pessoa permanece focada na reclamação e no negativismo e não reage.
Coaches somos responsáveis diretos pelo processo de coaching a nível Brasil e cabe a cada um de nós, ponderar o que o mercado está recebendo de nossa imagem e vida. A congruência é uma opção, as consequências pela ausência da mesma são gigantescas.
Vamos cuidar de nossa carreira com propriedade e também pelo próprio segmento de coaching.
Alinhar palavras com atitudes é a chave do sucesso!
Trabalhar com os sonhos e objetivos do próximo é maravilhoso, quando percebemos o quanto a pessoa mudou e quais os resultados teve, chegaremos ao ápice.
É preciso cautela para não matar os sonhos dos outros, ter a competência necessária para saber recuar quando necessário. Lidar com o ser humano é algo transformador, pois somos desafiados diariamente a sermos pessoas melhores.
Aprecio particularmente o FARM (Foco, Ação, Resultado e Melhoria contínua), porque antes de mais nada é preciso aplicar isto em nós mesmos.
Quem disse que ser Coach era fácil?
Trata-se de uma carreira complexa que nos desafia constantemente.
Coaching é uma parceria entre o Coach e o Coachee, para que funcione é preciso muita confiança (rapport), comprometimento, permissão, credibilidade e disciplina sem isto o insucesso é uma certeza.
Ser um agente de mudança dá trabalho, precisamos reservar tempo para o estudo, para a auto reflexão e meditar profundamente sobre a própria vida. E realmente desejar que as mudanças aconteçam, ser o primeiro a chegar e o último a sair.
Todos os dias temos a opção de sermos melhores a cada dia.
Mas antes é preciso dar o primeiro passo e ver se realmente estamos sendo congruentes com a nossa ação e nossa fala.

Forte abraço.

 
Adriana Mantana 

Proprietária da empresa i9.com Treinamento & Coaching. Master Coach e Trainer da Abracoaching com Certificação Internacional. Email: adriana.mantana@i9treinamentoecoaching.com Site: www.i9treinamentoecoaching.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...