terça-feira, 6 de março de 2012

Movimentando a Roda da Vida com Super Reservas

A Roda da Vida é um instrumento muito utilizado no Coaching para obter um retrato sobre a satisfação em várias áreas da vida. Você registra seu nível de satisfação em cada área de sua vida, trabalhando com porcentagens de 0% até 100%. Quando tiver marcado todas as áreas da Roda da Vida, você pode observar áreas carentes, bem como desequilíbrios na Roda como um todo.

A partir de uma visão holística da vida, é possível fazer um plano de ação para gerar mais “energia” para que a Roda da Vida gire mais livremente.
Talvez a estratégia mais óbvia para gerar mais satisfação nas áreas da vida seja a de formular metas específicas de melhorias ou alvos a alcançar. Mas, uma estratégia interessante de Coaching de Vida é a de criar “Super Reservas” em cada área da Roda, com o intuito de proporcionar uma sensação de plenitude e abundância, que por sua vez, faz com que você se torne altamente atraente – no sentido de poder atrair a melhor vida que poderia ter.
Ter Super Reservas é estar superabastado com respeito às necessidades da sua vida. Por exemplo, uma Super Reserva de tempo é chegar tranqüilo aos compromissos, ter condições de programar tempo livre e não precisar dirigir loucamente só para recuperar alguns minutos de tempo por estar atrasado. Uma Super Reserva de bem estar no Ambiente pode ser ter armários e gavetas mais do que o suficiente para guardar as coisas – nada de gavetas e armários transbordando e entupidos. Podemos fazer estudos para criar um estilo de vida em que se tem Super Reservas em todas as áreas da vida, escolhendo com criatividade e discernimento coisas que podemos fazer agora mesmo. Existem práticas que você pode desenvolver com um Coach ou fazendo oficinas de auto-desenvolvimento.
Qual é a diferença entre ter uma reserva e uma Super Reserva? Ter uma reserva é ter o suficiente e ter uma Super Reserva é ter mais do que o suficiente. Quando você tem mais do que o suficiente, é mais fácil experimentar plenitude e ter uma mentalidade de abundância. Quando se tem somente o suficiente, a toda hora o “tanque” fica esvaziando para níveis de carências ou medo de começar a faltar, que pode levar a uma mentalidade de escassez. Mas, com todo este foco em ter mais do que o suficiente, não queremos dizer acumular excessos à toa – não é a quantidade que conta, mas a qualidade. O desejável é ficar contente com o suprimento das coisas da vida que lhe fazem bem e que este bem estar seja um alicerce para você tratar de coisas maiores, seus grandes projetos de vida, vivendo e expressando valores fundamentais bem como seu propósito de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...