quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quando e onde surgiu o Coaching?


Muito se fala sobre o Coaching hoje em dia, mas poucas pessoas realmente conhecem sua origem, e sua trajetória até os dias de hoje. Hoje neste artigo, pretendo relatar um pouco desta história de sucesso desta ferramenta de desenvolvimento humano e pessoal.
Acima, temos uma breve referencia as datas mais importantes, e como podemos ver, o Coaching já é tema de relatos desde 1500, quando surgiu como forma de descrever o condutor de carruagens na idade média, em territórios europeus.
Estes condutores foram chamados de Cocheiros, ou aquele que conduz o coche (nome dado as carruagens) Os cocheiros eram profissionais que conduziam seus passageiros para os destinos desejados. Após um longo período mantendo este significado, somente em 1850, o mesmo termo foi atribuído a professores e mestres de universidades, principalmente quando se tratava de um tutor, ou aquele individuo responsável em auxiliar os estudantes nas preparações de testes e exames diversos.
Neste momento, é importante ressaltar que o significado do termo era o mesmo, um individuo que conduzia seu “passageiro” para um destino previamente desejado. Significado este que não se alterou, desde seu primeiro uso.
Em 1950, o termo Coach foi usado pela primeira vez como uma habilidade de gerenciamento de pessoas, onde então, foram introduzidas as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências dos indivíduos e relacionando as mesmas ao processo de melhoria continua. Apesar de inúmeras pesquisas, não encontrei nenhum fato ligando este termo ao processo esportivo na década de 50, mas imagino que neste mesmo período o mesmo foi introduzido neste setor, designando como Coach, o responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas tanto na Europa como nos Estados Unidos.
Chegamos então ao ano de 1960, quando em Nova Iorque, em um programa educacional introduziu pela primeira vez as habilidades de Coaching de Vida, ou Life Coaching. Posteriormente este programa foi introduzido no Canadá, onde foi aperfeiçoado com a introdução de técnicas e ferramentas para a resolução de conflitos e problemas. Neste momento o Coaching começa a ganhar força dentro dos meios empresariais, e sua utilidade se mostra mais significativa na década de 80, onde programas de liderança incluiria o conceito de Coaching Executivo e a partir deste momento, o Coaching surge como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano pessoal e profissional, sendo utilizado até os dias de hoje por grandes corporações e seus lideres.
No Brasil, o Coaching surgiu na década de 70, através de associações com o meio esportivo, para então entrar no mundo dos negócios ainda mantendo seu significado original, de “conduzir” o individuo para uma etapa mais avançada de seu mundo.
O grande sucesso do Coaching depende exclusivamente de sua capacidade em solucionar problemas e estabelecer metas. Hoje, o Coaching é utilizado por inumeras grandes empresas, as quais podemos citar a Petrobras, Nestlé, O Boticário, HSBC e Banco do Brasil, já utilizam o método entre seus executivos e obtém um alto índice de resultado.
Vejamos os motivos principais que levam uma empresa a apostar no processo de Coaching:
  • Necessidade dos executivos em lidar com constantes mudanças e pressões e de ter um profissional que suporte, encoraje e ajude;
  • Ingresso de terapeutas no mundo corporativo e utilização de suas habilidades;
  • Reconhecimento da atuação dos Coaches na área esportiva;
  • Descoberta do mundo corporativo da necessidade de se fechar o ciclo de aprendizado com o suporte de Coaches
Outro ponto importante para a representação do sucesso do Coaching depende muito do profissional que o aplica, pois o mesmo deve ter uma série de atributos e habilidades:
  • Comunicação
  • Motivação
  • Planejamento
  • Transformação
  • Visão Sistêmica
  • Ética e Caráter

O primeiro uso do termo para se treinar um instrutor ou treinador surgiu por volta de 1830 na Universidade de Oxford gíria para um tutor que "carrega" um estudante por meio de um exame. O primeiro uso do termo em relação ao esporte aconteceu em 1830.

Historicamente, a evolução do treinamento tem sido influenciada por e reforçada através de muitos outros campos de estudo, incluindo os de desenvolvimento pessoal, educação de adultos, a psicologia (esportes, clínicas, desenvolvimento, teorias organizacionais, sociais e industriais) e outro de organização ou liderança e práticas. Desde meados da década de 1990, o coaching desenvolveu-se uma disciplina mais independentes e as associações profissionais como a International Coach Federation ajudaram a desenvolver um conjunto de normas de formação (Davidson & Gasiorowski, 2006).
__________

Academia Mundial de PNL e Coaching
www.viel-treinamentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...