sábado, 22 de outubro de 2011

Coaching de emagrecimento...

O tratamento tradicional para emagrecer geralmente envolve dietas, estética, exercícios físicos e medicamentos quando necessários, etc. Esse tipo de tratamento funciona bem para algumas pessoas que emagrecem e conseguem manter o peso.
Porém, várias pessoas engordam novamente. E muitas nem conseguem emagrecer Mas, o que as impede? Porque elas não conseguem?
Na maioria das vezes as pessoas sabem o que fazer. Em geral, não é a falta de informações que impede alguém de emagrecer e manter o peso. Então o que as impede? Esta pergunta é fundamental. É isto que procuramos responder durante o processo de coaching. Descobrir a resposta a esta pergunta pode fazer toda diferença entre o sucesso ou o fracasso em emagrecer.
O Coaching é uma metodologia presente em grande parte do mundo, e tem como objetivo alcançar resultados pré-determinados, com foco nas realizações de metas e objetivos, através do desenvolvimento de competências. Existem vários tipos de Coaching: carreira, executivo, esportes, de vida. A essência do método está no entendimento da estrutura do problema, no trabalho com metas e no desenvolvimento de motivação e estratégias para conquistá-las.
O Coaching de Vida (Life Coaching) compreende, entre outros aspectos, o processo de coaching de saúde e emagrecimento, especialidade que vem crescendo no mercado devido a demanda de pessoas com sobrepeso e obesidade. O processo de coaching lida com a vida do cliente em todas as suas dimensões.
O processo tem um assunto prioritário, nesse caso o emagrecimento. Porém, esta abordagem necessariamente irá se ampliar para outras áreas da vida do cliente, como por exemplo: saúde, relacionamentos, trabalho, carreira, aposentadoria, dinheiro, qualidade de vida, descanso, lazer, criação de filhos, dentre outros.
O Coaching é um modo especial de relacionamento entre profissional e cliente. O profissional identifica, mostra caminhos e ensina como percorrê-los, mas não pode agir pelo cliente. É uma relação colaborativa e prática. Quando o cliente não está conseguindo os resultados, o profissional irá ao ponto certo para despertar motivação e energia para seguir passos necessários e atingir os resultados desejados. A experiência, aplicação e treinamento dos aprendizados são fundamentais para o sucesso do coaching.
Para emagrecer e gerenciar bem o peso é preciso gerenciar bem a vida.
O coaching também é considerado uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, e visa promover a autonomia dos clientes através do aumento do conhecimento e entendimento a respeito de assuntos relacionados à saúde, dando-lhes maiores recursos para mudanças, autocuidado, automonitoramento e independência.
Tão importante quanto saber o que é Coaching em Saúde é saber o que não é Coaching em Saúde. Coaching em Saúde não é: realização de exames físicos, solicitação de exames complementares, realização de diagnósticos e nem tratamento de doenças. Também não é prescrição de medicamentos, dietas e de exercícios físicos. Estas funções são prerrogativas de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física dentro de suas atribuições legais.
Portanto podemos dizer que o Coaching para emagrecer não é um método alternativo, ele é uma ferramenta complementar que produz excelentes resultados, alinhando motivação e energia necessárias para o processo de emagrecimento, e ainda para a manutenção dos resultados. O coaching pode ser realizado em conjunto com os tratamentos convencionais.
O coaching é realizado através de sessões individuais, que duram em torno de uma hora e trinta minutos cada. Em geral são necessárias poucas sessões. Usamos em média, dez sessões. Os clientes avaliam como a melhor relação custo x benefício, por ser breve e com excelentes resultados.
Fontes: Sociedade Latino Americana de Coaching e IBRACoaching.

Gabriela Modesto

Abraços fraternos.

Coach Adriana Mantana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como tratar o complexo de inferioridade herdado da mãe?

A história sempre se repetia. Lúcia se sentia inadequada e com uma sensação constante de não ser boa o suficiente , e muitas vezes se comp...